(11) 3641-7000

Atendimento

logo Pumjil

Quem é responsável pelo serviço de Desentupimento do esgoto em SP?

Desentupimento do esgoto

Desentupimento do esgoto? A raz√£o pela qual √© importante saber a resposta a esta pergunta √© porque, se for sua responsabilidade, voc√™ deve arcar com quaisquer custos de desentupimento ou reparo de seu esgoto. Se a responsabilidade recai sobre a autoridade local de √°gua, ent√£o voc√™ est√° com sorte, j√° que n√£o ter√° que pagar um centavo!

EU VIVO EM UMA CASA GEMINADA / TERRAÇO, TENHO ALGUMAS RESPONSABILIDADES DE DESENTUPIMENTO COMPARTILHADO?

Se você mora em uma casa geminada, você só é responsável pelo esgoto dentro dos limites de sua propriedade que não são compartilhados. Como mencionamos anteriormente, uma ligação rápida para a autoridade hídrica local ajudará você a descobrir se compartilha um ralo com seus vizinhos.

Se for descoberto que você compartilha um ralo com uma propriedade vizinha, então a autoridade de água será responsável pelos ralos compartilhados.

EU VIVO EM UM APARTAMENTO, QUAIS SÃO AS MINHAS RESPONSABILIDADES DE ESGOTO COMPARTILHADA?

Se você mora em um complexo de apartamentos, a menos que seu contrato de locação diga o contrário, sua empresa de gestão será responsável por quaisquer problemas de ESGOTO dentro dos limites da propriedade e a autoridade local de água pelos esgotos fora dos limites da propriedade.

QUEM √Č RESPONS√ĀVEL POR UM ESGOTO PRIVADO?

Se voc√™ tiver um esgoto particular, ser√° respons√°vel por quaisquer custos de manuten√ß√£o ou reparo. Se o esgoto particular atender a sua propriedade, todos os propriet√°rios ser√£o solidariamente respons√°veis ‚Äč‚Äčpor quaisquer custos.

O departamento de sa√ļde ambiental local pode ordenar que voc√™ desbloqueie ou conserte um esgoto particular se n√£o tiver manuten√ß√£o adequada. Se voc√™ n√£o realizar o trabalho dentro do per√≠odo de tempo especificado pode at√© levar uma notifica√ß√£o da prefeitura e uma multa, pois se trata de uma sa√ļde p√ļblica em jogo.

QUEST√ēES? N√ďS ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR!

Se precisar de ajuda com um ralo entupido, ou talvez voc√™ tenha come√ßado a ouvir sons estranhos vindos de seu esgoto ou tenha necessidade de controle de pragas, nossa equipe est√° √† disposi√ß√£o para ajudar e ficar√° mais do que feliz em ajudar a responder a qualquer uma de suas perguntas sobre drenagem de sua casa.

Mal cheiro, alagamento de banheiro, cano rompido. Quem j√° teve problemas com esgoto entupido sabe a dor de cabe√ßa que isso traz. Para evitar esse cen√°rio, a preven√ß√£o ainda √© o melhor caminho.

Se voc√™ sofre com esse problema frequentemente, √© preciso estar atento aos seus h√°bitos, pois √© poss√≠vel que alguns deles sejam a causa desse problema. Confira abaixo os motivos mais frequentes para o entupimento do esgoto e como evit√°-los!

Quais as principais causas de entupimento de esgoto?

Jogar restos de alimento na tubulação

Voc√™ costuma limpar os restos de comida dos pratos e panelas antes de lav√°-los? Essa simples a√ß√£o j√° ajuda a evitar que a rede de esgoto fique entupida. Quando os restos de comida n√£o s√£o descartados corretamente, eles se acumulam e at√© se incrustam na tubula√ß√£o.

Mesmo fazendo uma limpeza inicial, restos de alimentos podem cair no ralo. Por isso, é importante colocar protetores que vão conter esses resíduos. Um simples ralinho de pia já resolve o problema. Mas atenção: o uso de trituradores de alimentos não é indicado, pois eles permitem a sua passagem, mesmo que com tamanho menor, o que pode agravar o problema.

Descartar objetos no vaso sanit√°rio prejudicam o Desentupimento do esgoto

Algumas pessoas ainda t√™m o h√°bito de descartar objetos, como papel higi√™nico, absorventes menstruais, fraldas, fio dental e at√© preservativos no vaso sanit√°rio. O encanamento das resid√™ncias n√£o √© preparado para receber esse tipo de material, o que pode causar s√©rios problemas.

O lugar de todos esse itens ‚ÄĒ inclusive do papel higi√™nico, que tamb√©m n√£o deve ser descartado no vaso sanit√°rio ‚ÄĒ √© no lixinho do banheiro. As tubula√ß√Ķes de esgoto no Brasil n√£o s√£o projetadas para receber itens s√≥lidos e todos esse itens contribuem para o entupimento e at√© o rompimento delas. Por isso, fique atento ao descarte correto desses materiais.

Descartar óleo na pia

O √≥leo √© uma subst√Ęncia que n√£o se dissolve na √°gua, e um litro dele pode contaminar 20 mil litros de √°gua, al√©m do solo. S√≥ essa informa√ß√£o j√° seria suficiente para que a popula√ß√£o n√£o o jogasse tubula√ß√£o abaixo, mas n√£o √© isso que acontece.

Al√©m disso, o √≥leo, ao se resfriar, endurece e se acumula nas paredes dos encanamentos, bloqueando o fluxo de √°gua e causando refluxo do esgoto. Por isso, fa√ßa o descarte do √≥leo corretamente, levando-o aos postos de coleta da sua cidade. Esse res√≠duo pode ser reciclado e utilizado na fabrica√ß√£o de outros produtos, como o biodiesel.

Deixar a sujeira acumulada no sif√£o levando a problemas para o Desentupimento do esgoto

O sif√£o √© uma pe√ßa que fica embaixo da sua pia. Ele conecta o ralo √† tubula√ß√£o e seu formato em ‚ÄúS‚ÄĚ impede o retorno dos gases que causam maus odores. O ac√ļmulo de restos de alimentos e outros res√≠duos pode fazer com que o sif√£o n√£o deixe o esgoto fluir. Por isso, para que ele funcione corretamente, √© preciso ficar atento e fazer manuten√ß√Ķes peri√≥dicas.

A limpeza do sifão pode ser feita utilizando uma mistura de 5 litros de água fervida com detergente, que deve ser despejado no ralo. Após o procedimento, é necessário esperar um tempo antes de utilizar água fria, a fim de evitar choque térmico na tubulação.

Deixar os fios de cabelo descerem pelo ralo

Essa √© uma das principais causas de entupimento do encanamento do banheiro. Durante o banho ou fazendo a barba, √© comum que os fios de cabelo caiam e des√ßam pelo ralo. Nosso pelo n√£o √© sol√ļvel em √°gua e, quando acumulados, formam uma rede forte, dif√≠cil de ser arrebentada, que ret√©m outros itens descartados incorretamente, como os que j√° mencionamos anteriormente. Essa massa de cabelo e lixo pode facilmente obstruir a tubula√ß√£o e causar diversos transtornos.

Por isso, √© importante que, ao final do banho, voc√™ retire o cabelo que ficou enroscado no ralo e jogue-o no lixo. E se o seu ralo for muito aberto, investir em um ralinho para o banheiro. O mesmo vale para homens que fazem a barba na pia. O ideal √© fazer a barba de forma que os pelos n√£o caiam no ralo e n√£o limpar seu barbeador no local.

Utilizar produtos químicos de forma inadequada

Para não chamar uma empresa especializada, algumas pessoas utilizam soda cáustica ou outro produto químico para desentupir a tubulação. O problema é que a maioria desses produtos têm um efeito apenas paliativo.

Eles dissolvem a gordura e digerem alguns materiais org√Ęnicos, mas se n√£o houver uma mudan√ßa de h√°bitos, o problema vai retornar. Al√©m disso, dependendo da concentra√ß√£o dessa subst√Ęncia, voc√™ pode causar danos graves na sua tubula√ß√£o.

Interligação irregular causam problemas para serviços de Desentupimento do esgoto?

√Č muito importante tomar alguns cuidados no momento da liga√ß√£o do im√≥vel na rede de esgoto. O primeiro deles √© checar se a rede j√° est√° liberada para uso. Geralmente, a concession√°ria comunica os im√≥veis quando a interliga√ß√£o est√° permitida, ou seja, ap√≥s todas as obras estarem conclu√≠das e com a garantia de perfeito funcionamento. Se a liga√ß√£o √© feita antes dessa libera√ß√£o, o esgoto entope porque a rede de coleta ainda n√£o est√° funcionamento.

Outra causa de esgoto entupido relacionada √† liga√ß√£o √© quando h√° a mistura de √°gua da chuva na rede de esgoto. Como as tubula√ß√Ķes de esgoto s√£o de di√Ęmetro menor do que as da rede de √°gua pluvial, quando chove, elas n√£o d√£o conta de transportar todo o l√≠quido e acabam rompendo e at√© retornando para dentro do im√≥vel, causando diversos transtornos

desentupimento do esgoto entupidora

Quem é o responsável por fazer o Desentupimento do esgoto?

Se você está com o esgoto entupido e não sabe o que fazer para solucionar o problema, é preciso primeiro descobrir se a situação ocorre dentro ou fora de casa.

concession√°ria respons√°vel pelo saneamento b√°sico, especificamente pelo servi√ßo de esgoto da sua cidade, deve ser chamadas para desentupir caso o problema esteja acontecendo nas vias p√ļblicas.

Por√©m, se o esgoto estiver entupido dentro do seu im√≥vel, √© preciso chamar empresas ou profissionais especializados no Desentupimento do esgoto para realizar esse servi√ßo. Como j√° mencionado, algumas subst√Ęncias podem ser utilizadas para isso, mas se voc√™ n√£o souber como manipul√°-las corretamente, elas passam a ser um perigo para voc√™ e sua tubula√ß√£o.

Como vimos, a melhor solu√ß√£o para esgoto entupido √© a preven√ß√£o por meio da mudan√ßa de h√°bitos. Lembre-se de que quando utilizamos as instala√ß√Ķes das nossas casas corretamente, elas ficaram bem conservadas por muitos anos e transportam a √°gua usada nos banhos, descargas e pias at√© a esta√ß√£o de tratamento de esgoto sem qualquer interfer√™ncia.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe seu coment√°rio

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: