Fossas Sépticas

O que é uma fossa séptica?

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico. Nas quais feitas à separação e a transformação físico-química da matéria solida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicadas. Sobretudo, para a zona rural e residências isoladas. Todavia, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgotos.

Como funcionam as fossas sépticas?

As fossas são uma parte importante na hidráulica da casa, são responsáveis por reter dejetos e águas sujas evitando assim doenças. Pois impedem que esses dejetos sejam despejados diretamente em rios e no solo.

Esse sistema é nada menos que um tanque enterrado, que recebe o esgoto e ali mesmo começa um processo biológico de purificação e elimina os riscos de contaminação. O tamanho do tanque varia de acordo com a quantidade de pessoas que utilizam o esgoto sanitário. O esgoto originário de pias e ralos não deve entrar em contato direto com os resíduos direcionados com a fossa séptica, pois os materiais químicos, como os materiais de limpeza por exemplo, interferem o processo de decomposição, matando as bactérias.

As fossas não devem ficar muito perto das moradias, para evitar o mau cheiro e nem muito longe para que o transporte desses dejetos seja mais fácil. Porém, devem ser construídas ao lado do banheiro e evitar curvas, deve ficar em um nível inferior do terreno e longe de qualquer fonte de captação de água.

Funcionamento:

São tanques que separam os resíduos sólidos dos líquidos e realizam a decomposição de forma natural e anaeróbia.

Dimensões:

Seu tamanho pode ser alterado de acordo com o número de pessoas que moram na casa, levando em conta que cada um consome cerca de 200 litros por dia.

 

Inteiriças: Constituídas de uma única peça.

De anéis: Com encaixes para sobreposição.

Dicas:

  • Faça a manutenção da instalação adicionando mensalmente fortes bactérias para evitar o acúmulo indesejado de esgoto e gordura.
  • Não descarregue nada em sua instalação séptica que não seja biodegradável.
  • Cuide para evitar o entupimento da fossa séptica.
  • Não plante árvores perto da fossa séptica. Mantenha plantas de raízes profundas longe do tanque séptico e longe de tubos subterrâneos (se você souber onde eles estão).

As fossas sépticas são importantes na parte hidráulica de uma residência e precisam de atenção e cuidados na hora da escolha e instalação. Agora que você já sabe um pouco sobre as fossas sépticas fica mais fácil de decidir qual empresa para fazer a instalação. Em casos de entupimento chame a Desentupidora Pumjil.